O cálculo diferencial e integral, ou simplesmente cálculo, é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido), e é amplamente utilizado na área de exatas e deixa os alunos de cabelos em pé.
O software auxilia e muito na compreensão dos conceitos envolvidos, como também na sua aplicação. Veja abaixo alguns exemplos de como utilizar o software para esse fim:
Exemplos:
Integral definida
Primeiro digitar a função no software e pressionar enter. Depois, ao começar a digitar a palavra integral aparecerá as opções refentes ao que se pede, como se trata de uma integral definida, selecionar a terceira opção, como na imagem abaixo:
Em função colocar a função f(x), em valor de x inicial, colocar o valor do limite de integração inferior e em valor de x final, colocar o valor do limite de integração superior.
Após preencher os campos e pressionar enter, o resultado se dá como na imagem abaixo:
Integral indefinida
Do mesmo modo, primeiro digitar a função no software e pressionar enter. Depois, ao começar a digitar a palavra integral aparecerá as opções refentes ao que se pede, como se trata de uma integral indefinida, selecionar a primeira opção, como na imagem abaixo:
Em função colocar a função f(x), como no exemplo.
Após preencher o campo com a função e pressionar enter, o resultado se dá como na imagem abaixo:
Derivada
f(x) = x²+1
Após preencher o nome da função e pressionar enter, o resultado se dá como na imagem abaixo:
Confira também GeoGebra - Comando Função
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo
Nenhum comentário:
Postar um comentário